O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe,
da farinha, da renda de casa,

dos sapatos, dos remédios,
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e enche o peito de ar
dizendo que odeia a política.

Não sabe, o idiota,
que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista,
aldrabão, o corrupto
e lacaio dos exploradores do povo.

Bertolt Brecht - dramaturgo e poeta alemão (1898 - 1956)

Texto escrito há mais de meio século e, infelizmente, tão atual.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht

3 Comentários:

Anônimo disse...

OI!!! aqui é o Prof. Alex! Que bom saber que vc está escrevendo sobre variados assuntos!!! Saudades suas!!
Ah! estou com novo orkut é alex lamonica!!! Como foi vc que criou aquele outro pediria a vc que excluisse o perfil e entrasse no meu orkut novo!!!!
E se puder colocar uma foto minha na minha comunidade, que vc tb criou agradeço!!!!
Felicidades e um grande abraço do amigo que te admira muito!!!!

Vilde disse...

Olá meu amor!!! Isso prova que temos que nos conscientizar mais ainda sobre as nossas obrigações políticas. Mil beijos !!!!

Anônimo disse...

Nossa eu adoro esse texto...
é muito forte e bem mesmo com vc disse...infelizmente parece tão recente!