Exatamente às 20h57m (horário do Rio de Janeiro) o Sol irá entrar em Áries e mais um ano se inicia.
A ciência dos astros confirma a tese bem brasileira de que o ano só começa depois do carnaval.
A explicação vem de longe, mais exatamente do hemisfério norte. Lá o calendário começava em março porque era o início da primavera. Para os povos antigos que viviam da Terra, a estação das flores era sinônimo de renascimento, depois de um longo inverno.
Quando o Sol começa sua jornada pelo primeiro signo do Zodíaco, é inaugurado o outono no hemisfério sul.
Para os astrólogos, o mapa do ingresso solar em Áries é um poderoso instrumento de aferição das conjunturas coletivas futuras. Segundo a astróloga Mônica Burich, o reveillon do dia 20 para 21 é uma data estipulada pela natureza, tem uma energia mais natural. Essa passagem de ano é conhecida como equinócio.
fonte: http://maisvoce.globo.com/variedades.jsp?id=11021
No creo en brujas, pero que las hay, las hay!
equinócio: A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.
No hemisfério Norte o equinócio de Março é o Equinócio de Primavera (chamado de Verão ou Vernal), e o de Setembro é o Equinócio de Outono. O inverso ocorre no hemisfério Sul.
O Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março ( nas culturas nórdicas esta data era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa), e o de Outono em 22 ou 23 de Setembro. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).
1 Comentários:
Alexandra também é cultura..rrsrsrs...e nossa, como ficou bonito isso aqui desde a última vez que vim dar uma olhada. Tá bem legal mesmo. As fotos, o layout, tudo...eu tenho que dar uma mexida no meu, mas tá faltando tempo e disposição..hehehe
bjks
Postar um comentário