Hoje começa o ano novo astrológico!
Exatamente às 20h57m (horário do Rio de Janeiro) o Sol irá entrar em Áries e mais um ano se inicia.
A ciência dos astros confirma a tese bem brasileira de que o ano só começa depois do carnaval.
A explicação vem de longe, mais exatamente do hemisfério norte. Lá o calendário começava em março porque era o início da primavera. Para os povos antigos que viviam da Terra, a estação das flores era sinônimo de renascimento, depois de um longo inverno.
Quando o Sol começa sua jornada pelo primeiro signo do Zodíaco, é inaugurado o outono no hemisfério sul.

Para os astrólogos, o mapa do ingresso solar em Áries é um poderoso instrumento de aferição das conjunturas coletivas futuras. Segundo a astróloga Mônica Burich, o reveillon do dia 20 para 21 é uma data estipulada pela natureza, tem uma energia mais natural. Essa passagem de ano é conhecida como equinócio.
Para os estudiosos do assunto, é só olhar o céu para encontrar a origem de quase tudo que acontece na Terra. Eles dizem que a posição do Sol, da lua e dos planetas influencia a vida de todos. No último ano astrológico, por exemplo, a Terra foi regida pela lua. Se você ficou mais sensível que o normal, não foi mera coincidência. Mas agora é Saturno quem está no comando, o planeta que chama para a responsabilidade, que simboliza o plantar e o colher. Por isso, a hora agora é de produzir e esperar resultados de tudo aquilo que tem vontade de fazer, garante a astróloga.

fonte: http://maisvoce.globo.com/variedades.jsp?id=11021

No creo en brujas, pero que las hay, las hay!

equinócio: A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.
No hemisfério Norte o equinócio de Março é o Equinócio de Primavera (chamado de Verão ou Vernal), e o de Setembro é o Equinócio de Outono. O inverso ocorre no hemisfério Sul.

O Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março ( nas culturas nórdicas esta data era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa), e o de Outono em 22 ou 23 de Setembro. A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações em um dia. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio

1 Comentários:

Beto disse...

Alexandra também é cultura..rrsrsrs...e nossa, como ficou bonito isso aqui desde a última vez que vim dar uma olhada. Tá bem legal mesmo. As fotos, o layout, tudo...eu tenho que dar uma mexida no meu, mas tá faltando tempo e disposição..hehehe
bjks