Esta semana eu vi uma reportagem na TV sobre animais. Não era um Globo Repórter mostrando os dotes especiais dos animais ou que esta e aquela espécie estão em perigo de extinção. Era uma reportagem mostrando um spa para animais com direito a banho de piscina, hidratação no pêlo após a piscina, unhas postiças rosa para gatos persa, hidratação com queratina e chapinha (é isso mesmo, chapinha) para cães lhasa apso e yorkshire com direito a mechas coloridas e esmalte nas unhas; dentre outras coisas que imagino existir pois não terminei de ver a reportagem.
Eu também gosto de bichinhos e hoje até mandei minha Cindy para tosar mas acho que as pessoas tem exagerado nesta questão de cuidados com os animais.
Me parece que as pessoas estão com medo uma das outras e então se refugiam no seu mundo preferindo a companhia dos seu animaizinhos de estimação à presença humana.... mais não podemos deixar de nos sensibilizar com as pessoas, não podemos deixar de ter contato com pessoas pois se não mantivermos contato uns com os outros vamos perdendo a capacidade de nos solidarizarmos com a dor e a alegria do outro.
Há pessoas que morrem de pena ao ver um bichinho abandonado na rua mais não têm a mesma solidariedade com as crianças carentes.
No mesmo dia que vi a reportagem do spa animal minha prima Luciana me telefonou e contou que no abrigo da prefeitura onde ela trabalha chegaram 5 crianças, irmãos, que estavam presos em casa sem comida e sem nenhum adulto para lhes dar assistência, há uma semana. E que as crianças eram tão magrinhas quanto as que costumavam passar nos noticiários sobre a fome na Etiópia; sinal que os maus tratos existem desde que estas crianças vieram ao mundo.
Será que aqueles donos dos bichinhos que estavam no spa concordariam em adotar uma dessas crianças? E se não adotarem para levar para casa, adotariam de forma social se responsabilizando pelas custas da educação e saúde de alguma delas? Será que concordariam em dar uma certa quantia mensal por cerca de 10 anos ou 5 anos ou 1 ano para ajudar a prover o abrigo onde elas estão? Alguns dirão que isto é dever do Estado, mais eu acho que é dever de todos nós. Devemos tomar para nós as responsabilidades e não apenas esperar ações paternalistas do Estado.
.
...e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Mateus 24:12,13

1 Comentários:

Beto disse...

É Alexandra, hoje vivemos num mundo de egoísmo, onde as pessoas só olham para o próprio umbigo. Não as culpo, afinal, isso é uam forma de defesa. Está cada dia mais difícil viver no século XXI. Qto aos bichos, tb acho que há um exagero (chapinha? é isso mesmo?). Gosto de cães e até me comovo se vejo um abandonado na rua, sobretudo se parecer que ele já teve um lar e companhia humana um dia. Mas não dá pra ficar pensando em bichos quando quem está pedindo socorro são os humanos.
Um bj
PS: já tirou o copo e a garrafa da janela?rs